Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática)

2023; Volume: 16; Issue: 44 Linguagem: Português

10.46312/pem.v16i44.18723

ISSN

2359-2842

Autores

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Luzia Aparecida de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse texto baseia-se em uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática e tem por objetivo apresentar resultados dessa investigação sobre o corpo-professor de Matemática da Educação Básica e sua relação com a noção de potência, mobilizada a partir de Nietzsche. Essa reflexão parte de cinco narrativas de professores de Matemática que atuam ou atuaram na Rede Municipal de Campo Grande/MS e que foram produzidas com base em pressupostos da Metodologia História Oral. As articulações aqui propostas envolvem alguns dos usos e abusos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); a construção da idealização da profissão e do espaço escolar e como isso pode operar ora na construção de um modo de vida adoecido no ambiente escolar, ora na produção de valores para um corpo-professor.

Referência(s)