Artigo Acesso aberto

Educação e mudanças climáticas: a percepção dos estudantes de uma escola do interior da Amazônia sobre as mudanças climáticas

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n1-017

ISSN

1983-0882

Autores

Luis Alípio Gomes, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Klaudia Yared Sadala, Adriane Panduro Gama, Luciandro Tássio Ribeiro de Souza, Elian Mara Sousa Carvalho, Helana Miranda da Cruz Gomes, Tristan McCowan,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A questão das Mudanças Climáticas (MC) tem sido um tema bastante abordado na literatura científica. O presente artigo tem como objetivo fazer uma discussão a partir da literatura a respeito da relação entre Educação e Mudanças climáticas, evidenciando a percepção dos estudantes de uma escola pública do interior da Amazônia. É caracterizado como uma pesquisa quanti-qualitativa com aplicação de questionário padrão e realização de entrevistas semiestruturadas. Os questionários foram aplicados a 51 estudantes do ensino fundamental e médio e as entrevistas foram realizadas com 4 estudantes. Os resultados da pesquisa mostraram que as Mudanças Climáticas foram percebidas pelos estudantes principalmente associadas a sensação térmica do aumento da temperatura (muito calor). As principais fontes de informação sobre o tema foram identificadas como a mídia (TV, noticiários) com 25,37%, internet e redes sociais com 18,66%, atividades desenvolvidas na escola com 17,16% e na comunidade com 13,43%. Quanto a importância da Educação sobre MC, houve o registro de 49,02% que reconheceram com grande importância a sua abordagem, e 21,57% com significativa importância. Foi indagado se os alunos gostariam de participar ativamente de grupo ambientalista, 74% manifestaram concordância com esta proposição. Assim, apesar da percepção dos participantes em destacar a importância da abordagem sobre MC no ambiente escolar, em uma região no interior da Amazônia paraense, faz-se necessário potencializar o protagonismo da juventude amazônica com relação as mudanças climáticas. Estudos, debates e pesquisas sobre Educação e Mudanças Climáticas revelaram-se temas estratégicos e necessários, principalmente, com a confirmação da COP 30 da Amazônia.

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