Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ESECS.IPL (Leiria) e ESE-PPorto (Porto): Da emergência e desenvolvimento da Pedagogia Social

2023; Volume: 27; Linguagem: Português

10.17979/srgphe.2023.27.0.10121

ISSN

2659-9589

Autores

Ana María Vieira, Fátima Correia, José Carlos Marques, Paulo Delgado,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Este artigo dá conta, numa primeira instância, da emergência e desenvolvimento da Educação Social em Portugal, desde a formação secundária à formação superior. Num segundo momento, aposta no estudo de dois casos particulares: o desenvolvimento da li-cenciatura em Educação Social na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Insti-tuto Politécnico de Leiria e no aprofundamento dos estudos em intervenção socioeducativa, no mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social; e o desenvolvimento do curso em Educação Social na Escola Superior de Educação do Insituto Politécnico do Porto, ins-tituição pioneira a lecionar o bacharelato em Educação Social, em 1993, e onde a área da proteção de crianças e jovens em perigo, particularmente o sistema de acolhimento familiar, tem constutído uma das principais linhas de investigação.

Referência(s)