Educadores sociais portugueses: Pertinência, formação e identidade profissional em (re)construção
2023; Volume: 27; Linguagem: Português
10.17979/srgphe.2023.27.0.10124
ISSN2659-9589
AutoresSílvia Azevedo, Bruno Ferreira, Cláudia Cristina Guerreiro Luísa, Vanda Rodrigues,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoA Educação Social é uma profissão social e educativa que veio colaborar na cla-rificação de competências face a outras áreas similares, nomeadamente de profissões de ação social, com mais anos de intervenção em Portugal. A identidade profissional dos educadores sociais tem sido realizada pela práxis dos próprios profissionais, mas também fortemente fomentada pela Associação Profissional que os re-presenta, a Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES). O associativismo e os seus movimentos sociais têm sido cruciais no desenvolvimento da profissão e do perfil do educador social. Num panorama de transformações e dinâmicas sociais inesperadas, pautadas ao longo destes últimos anos pela Pandemia da COVID-19 e pela ocupação da Ucrânia pelas tropas russas, a Educação Social revela-se um campo profissional em expansão, cujos instrumentos e metodologias de intervenção exigem uma adequação e avaliação contínuas, uma nova formalização, compromisso e legitimação profissional e científica.
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