
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221
ISSN2236-4242
AutoresVanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula De Col Campanha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.
Referência(s)