
Jogo de xadrez para discentes com deficiência intelectual
2023; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 16; Issue: 35 Linguagem: Português
10.20952/revtee.v16i35.19530
ISSN2358-1425
AutoresCarlos Henrique Nascimento de Cristo, George Almeida Lima, Sara Lopes Aragão Machado Costa, Ruth Maria Mariani Braz,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO jogo de xadrez apresenta várias possibilidades de vivência efetiva entre seus pares a partir de um tabuleiro e suas peças, podendo contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de alunos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a influência da prática do xadrez no desenvolvimento dos aspectos cognitivos de alunos com deficiência intelectual. O presente texto é fruto de uma prática pedagógica sistematizada nas aulas de Educação Física Escolar com eixo temático: o xadrez e suas potencialidades, desenvolvido na Associação de Pais e Amigos e Excepcionais. A experiência pedagógica foi realizada a partir de intervenções semanais, uma vez por semana, com duração de 40 minutos, podendo variar o tempo de acordo com a interação de cada criança. As aulas foram registradas a partir de relatórios semanais, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento individual dos participantes em outras atividades propostas pela instituição. Os resultados apontam que os alunos tiveram diferentes ritmos de aprendizagem, notou-se dificuldades de interação, comportamento, contração e déficits motores. Conclui-se que a prática do xadrez se tornou relevante por trabalhar aspectos relacionados ao desenvolvimento da atenção, concentração e tomada de decisão, estimulando situações de imprevisibilidade dos praticantes, proporcionando caminhos para a construção da aprendizagem dos alunos em espaços formais ou informais.
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