Queimadas e incêndios florestais em Palmas - TO: A educação ambiental como instrumento de interface entre proteção e defesa civil (PDC) e a comunidade escolar
2023; Association Friends of Nature of Alta Paulista; Volume: 19; Issue: 5 Linguagem: Português
10.17271/1980082719520234735
ISSN1980-0827
AutoresGeorge Luiz Pereira Santos, Murillo Barros de Carvalho, Diogo Luiz Quixabeira Camargo, Elias Silva de Oliveira Pataxó, Fernando Morais, Lucimara Albieri,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho teve como objetivo verificar a existência de interface entre as ações da Proteção e Defesa Civil (PDC) e Educação Ambiental em escolas, para prevenção às queimadas e incêndios florestais, no município de Palmas-TO. A investigação se baseou em pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa por meio de entrevistas. Foram levantados dados de focos de incêndios do BDQUEIMADAS, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), no município em estudo, entre os anos de 2019-2021, bem como seleção de escolas para realização de entrevistas com a direção dessas unidades de ensino. Gestores de Proteção e Defesa Civil também foram entrevistados. Os documentos analisados estão relacionados aos planos de ação de combate a Incêndios Florestais, oriundos dos órgãos municipal e estadual de Proteção e Defesa Civil. Por parte da comunidade escolar, o Documento Curricular do Tocantins (DCT) e demais instrumentos que se conectam com a PDC, por intermédio de iniciativas voltadas à Educação Ambiental, no cenário das escolas, do município de Palmas-TO. Os resultados mostram que as queimadas e incêndios florestais apresentam-se como um problema que impacta negativamente a população de Palmas e a comunidade escolar. Contudo, existem ações desenvolvidas nesses ambientes de ensino que contribuem para a redução de riscos desses eventos e a minimização de seus impactos.
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