Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONSUMO DE MÚSICA NO SPOTIFY: ASPECTOS SOBRE O USO DA PLATAFORMA DE STREAMING NO RIO GRANDE DO SUL

2024; UNIVERSIDADE FEEVALE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.25112/rpr.v1.3576

ISSN

2448-1939

Autores

Letícia Prior Breda, Vanessa Amália Dalpizol Valiati,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Diante da popularidade do Spotify no mercado fonográfico, este estudo busca oferecer uma contribuição teórica-conceitual sobre as dinâmicas de consumo na plataforma de streaming. A partir de entrevistas realizadas com 20 usuários, o artigo traz uma análise sobre o consumo de música em quatro eixos: preferência por plataformas de streaming, sistema de recomendação, relações das playlists com o humor e compartilhamento de conteúdo. Os tópicos foram organizados a partir da interpretação dos resultados obtidos na pesquisa Qualitativa. O Spotify apareceu como favorito para a maioria dos entrevistados, que destacaram pontos como facilidade de uso da interface, os algoritmos de recomendação e a personalização das playlists. Somado a isso, o Spotify também se mostrou o primeiro serviço de streaming de música que os respondentes tiveram contato nesse segmento. Além disso, a ligação do consumo de música com o humor dos indivíduos também é investigada por esta pesquisa, que propõe discutir como as playlists podem afetar as práticas culturais dos usuários a partir dos sentimentos ou emoções vivenciadas por eles.

Referência(s)
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