
Uma abordagem focada no aluno para o ensino de engenharia de requisitos
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n1-015
ISSN1989-4155
AutoresAnderson dos Santos Guerra, Júlio Cézar Costa Furtado,
Tópico(s)Advanced Software Engineering Methodologies
ResumoEssa pesquisa tem como intuito contribuir com o ensino de Engenharia de Requisitos com uma proposta de abordagem de ensino que faz uso de estratégias focadas no aluno para o desenvolvimento de competências esperadas pela indústria. Inicialmente é realizada uma pesquisa sobre os conceitos de Engenharia de Software e Engenharia de Requisitos, após isso é feita uma pesquisa sobre como se dá o ensino da Engenharia de Software em cursos de computação e quais as dificuldades encontradas ao lecionar essa disciplina. Depois das apresentações dos conceitos iniciais e panorama educacional, é apresentada a metodologia utilizada para a criação da abordagem, bem como sua instrumentação, que se deu por meio da identificação das competências esperadas por um engenheiro de requisitos através do CMMI-DEV e também das metodologias utilizadas para o ensino dessas competências em sala de aula. Os resultados obtidos na abordagem utilizada demonstram que os acadêmicos ficaram mais motivados a pesquisar e aprender sobre Engenharia de Requisitos, estes resultados também podem ser utilizados para realizar melhorias na abordagem.
Referência(s)