Cenografia e ethos no discurso das professoras donas de casa : dramáticas do corpo-si nas atividades laborais
2023; University of Porto; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4000/laboreal.21486
ISSN1646-5237
AutoresErnani César de Freitas, Keila de Quadros Schermack, Luis Henrique Boaventura,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo tem o objetivo de analisar cenografias e ethos discursivos manifestados nas práticas linguageiras sobre o trabalho das professoras donas de casa. O marco teórico se fundamenta na perspectiva enunciativo-discursiva de Maingueneau (2018a, 2020) em interface com os estudos ergológicos de Schwartz e Durrive (2010). A pesquisa é do tipo exploratória, com procedimento bibliográfico e de campo, e possui abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído de entrevistas não estruturadas feitas com duas professoras donas de casa. Através dos enunciados que constituem e constroem a cenografia enunciativa, depreendem-se o debate de normas e valores sobre as atividades e as dramáticas de uso do corpo-si revelando ethos discursivos de resiliência, competência e profissionalismo ao evidenciar que, mesmo diante do contexto da pandemia, as profissionais fazem a gestão de si em prol do bem-estar dos sujeitos envolvidos nas atividades laborais.
Referência(s)