Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ENTRE RECUSAS E INVENÇÕES SE FAZ O MODERNO

2023; Volume: 24; Issue: 42 Linguagem: Português

10.22409/poiesis.v24i42.61290

ISSN

2177-8566

Autores

Felipe Scovino,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

O artigo demarca o início da produção dos Aparelhos cinecromáticos, de Abraham Palatnik, em 1951 até a sua participação na Bienal de Veneza em 1964. Reflete sobre o campo de forças que agia na discussão sobre o desenvolvimento da arte abstrata no Brasil nos anos 1950. As críticas negativas e o reconhecimento desse artista cinético expõem os embates acerca do novo na arte assim como a constituição de uma ideia de moderno nas artes visuais brasileiras. Coloca-se em questão o fato de que a construção desse campo, em particular a obra de Palatnik, passa também por uma complexa rede regida por ambiguidades como reconhecimento e recusa; gambiarra e ciência; celebração e contestação.

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