
Formação humana e testemunho da violência: a importância do relato da vítima para o ensino de humanidades
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-030
ISSN1983-0882
AutoresCassiel Salau da Rocha Alves, Marcos Alexandre Alves,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoObjetiva-se, neste artigo, discutir a importância, no processo de formação humana, da experiência histórico-cultural do testemunho, como ponto de reflexão sobre o papel do ensino de humanidades, enquanto promotor de uma educação reflexivo-critica e mantenedor de uma democracia sólida, que se faz atenda às necessidades sociais. Para dar conta da temática em questão, optou-se por uma abordagem bibliografica em que trabalhou com a leitura, análise e discussão de textos que versam sobre o ensino de humanidades e sobre a importância do testemunho para que as barbáries cometidas não se repitam. Mostra-se que o esvaziamento do interesse pelo estudo das humanidades poderá afetar a constituição e a formação de um cidadão ético-político e, consequentemente, desrespeitar o outro e corromper a estrutura basilar da sociedade democrática. Relatar a experiência do testemunho permite dar voz àqueles que foram calados durante anos, por meio de uma medida radical de força e violência. A experiência do testemunho confere ao sobrevivente de grandes catástrofes humanas, por meio da sua capacidade de narrar fatos e acontecimentos, uma razão para continuar a viver e a possibilidade para afirmar a sua identidade, como aquele que conseguiu, por meio de uma conjugação de acasos, sobreviver às mais variadas formas de poder. Enfim, apresenta-se a dinâmica da crise que se manifesta no ensino de humanidades, e analisa-se a categoria do testemunho e a sua importância como experiência narrada e, portanto, promotora de uma reflexão sobre o sentido do humano e sua consequente implicação no ensino e formação de cidadãos mais preparados para contribuir com a consolidação da democracia.
Referência(s)