Práticas pedagógicas enegrecidas: o despertar do raciocínio geográfico e das relações étnico-raciais em ações extracurriculares

2022; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.33025/grgcp2.v9i18.3817

ISSN

2358-7067

Autores

Mariana Vieira de Brito,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a formulação e reflexão de práticas pedagógicas enegrecidas, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET-RJ. Neste intuito, traremos à baila a criação do grupo de pesquisa Egbé, voltado aos estudos das interfaces entre Geografia e as relações étnico-raciais. Ainda que embrionária, a experiência tem gerado reflexões sobre a necessidade de se debater as relações étnico-raciais na escola técnica e de considerarmos o raciocínio geográfico como conceito estruturador das iniciativas voltadas para a reflexão e positivação da presença e contribuição da população negra na sociedade brasileira. O artigo está organizado em três seções, na primeira parte foram apresentadas e debatidas as possibilidades do raciocínio geográfico para a educação étnico-racial, na segunda parte procuramos refletir sobre os desafios da educação étnico-racial em um contexto escolar técnico e por fim relatarmos a experiência do grupo de pesquisa Egbé e sua prática baseada no raciocínio geográfico enegrecido.

Referência(s)