Artigo Acesso aberto Produção Nacional

E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde

2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv10n1-040

ISSN

2525-8761

Autores

T. Valle, Tatiane de Alvarenga Antunes, Diogo Abrantes de Oliveira, Ângelo Tabet Zanini, Bruno Cassiano dos Santos, Yago Ricardo Barbosa, Carla Valéria de Alvarenga Antunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX