
Saúde mental e síndrome de Burnout: perspectivas e desafios no trabalho docente durante a pandemia de COVID-19
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.1-102
ISSN1988-7833
AutoresLucas Alves de Oliveira Lima, Alcione do Socorro Andrade Costa, Ricardo Furtado de Oliveira, Alane Ribeiro De Carvalho, Clelson Gomes da Silva Pessoa, Inez Rosa dos Santos, Marizete Vieira, M. M. do Nascimento, Mikhael Buzon Lessa, Alana Cândido Paulo,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar as perspectivas e desafios relacionados à saúde mental e à síndrome de burnout no trabalho docente durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a selecionar artigos brasileiros associados ao tema e publicados entre os anos de 2022 a 2023. Como resultado, obteve-se uma amostra de 6 artigos, onde foi possível constatar que a síndrome de Burnout emergiu como uma preocupação recorrente, com implicações de esgotamento físico e despersonalização. A transição para o ensino remoto, o aumento da carga de trabalho online e as adaptações às novas exigências foram identificados como fatores contribuintes para esses desafios. A abordagem holística adotada nos estudos ressalta a interconexão entre o bem-estar psíquico dos docentes e seu desempenho profissional, reconhecendo que o sofrimento psíquico vai além de uma única patologia. Sendo assim, recomenda-se a adoção de intervenções contínuas, destacando a importância de programas de apoio psicológico, capacitação para o manejo do estresse e políticas de suporte, com ênfase na proatividade institucional. O retorno às aulas presenciais e a chamada por estudos mais abrangentes sinalizam a preocupação com as mudanças no ambiente de trabalho dos docentes, sublinhando a necessidade de uma compreensão holística no contexto da comunidade acadêmica.
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