
A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química
2023; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português
10.22481/reed.v4i11.14054
ISSN2675-6889
AutoresVinícius Silva dos Santos, Rosemeire Baraúna Meira de Araujo, Rosely Souza Rabelo Chaves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsse trabalho tem por objetivo investigar os significados do termo “substância” no campo do ensino da Química e na Filosofia, sob a perspectiva do hilemorfismo, considerando os processos de abstração e concreção dos objetos de estudo no processo pedagógico. Nesse artigo, é feito um levantamento bibliográfico fundamentado na perspectiva de Silva e Amaral (2013), Aristóteles (2002), Mário Ferreira dos Santos (1955), Newton da Costa (2018) e outros, a fim de discutir os sentidos e os significados subjacentes ao termo substância nas áreas de conhecimento supracitadas. Notamos que, no sentido hilemórfico, a substância evoca um sentido mais amplo, incluindo também a noção científica do termo, e que a utilização deste último nas aulas de Química tende a estimular a perspectiva mereológica do reducionismo físico. Portanto, o distanciamento entre ambos campos de conhecimento, pode apresentar consequências aos processos de abstração e concreção dos estudantes, sobretudo ao pressupor, ainda que implicitamente, uma determinada cosmovisão ontológica na expressão linguística.
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