Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ASCURRA/SC SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA E O USO DA NARRATIVA TRANSMÍDIA

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 48; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/ia.v48i3.75783

ISSN

1981-8416

Autores

Rafael José Bona, Fabrícia Durieux Zucco, Bruna José Fontoura, Cynthia Morgana Boos de Quadros,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos professores da cidade de Ascurra/SC sobre o uso de livro didático da história local, das tecnologias, da narrativa transmídia e suas aplicabilidades no ensino da história da colonização italiana no município. Por meio de uma pesquisa-ação foi realizada uma formação educacional acerca das tecnologias e o uso de um livro didático para 29 professores, os quais, responderam um formulário com três dimensões: “perfil do educador”, “percepção sobre o livro didático” e “percepções tecnológicas e transmídia”. Entre os principais resultados foi possível constatar que os professores sentem a necessidade de utilizar melhor a tecnologia na educação e têm interesse em aprofundar os conhecimentos no que dizem respeito a história local e o uso de tecnologias acessíveis. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Tecnologias; História; Professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX