Artigo Acesso aberto

Interação Inteligência-mídia

2023; Issue: 18 Linguagem: Português

10.58960/rbi.2023.18.235

ISSN

2595-4717

Autores

Luciano Gongzarowska,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

A relação entre serviços de Inteligência e a mídia é complexa pela natureza das duas atividades: uma essencialmente secreta, a outra essencialmente pública. É dessa relação que se origina a pergunta-problema: como serviços de Inteligência projetam boa imagem institucional, se o serviço é secreto? Este trabalho analisa o modelo de interação entre as Inteligências alemã, espanhola e israelense e suas respectivas mídias por meio do estudo de fontes bibliográficas, da pesquisa em imprensa, da legislação local sobre Inteligência e liberdade de imprensa e das manifestações de ex-servidores. A forma como se desenvolvem os modelos de relacionamento depende do contexto político-social de cada país, do convencimento da sociedade acerca da importância da Inteligência e das prerrogativas e dos instrumentos legais à disposição. Esta pesquisa conclui que a conquista de imagem institucional positiva pelas Inteligências usa de manutenção de contatos privilegiados com membros especializados da mídia, vazamentos controlados e esforços de comunicação com o sistema político.

Referência(s)