Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação não formal e museologia

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 1; Issue: 16 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v1i16.42303

ISSN

2526-2688

Autores

Renata Goveia Santos, Ailton Pereira Morila,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho tem como objetivo divulgar as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, realizado no Centro Social Reconstruir A vida, entre os meses de maio e julho de 2023. Como pressuposto teórico, utilizamos as concepções de Moutinho (1993) que apresenta o conceito de Museologia Social, uma prática que contempla as implicações da museologia contemporânea. Também nos apoiamos teoricamente na declaração de Santiago no Chile em 1972, um documento fruto de um trabalho interdisciplinar sobre o papel histórico dos museus da América Latina, intitulado como ‘’O desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo’’ organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Conselho Internacional dos Museus (ICOM). Durante a rotina de estágio foram observados aspectos da dinâmica cotidiana da instituição e posteriormente houve o desenvolvimento de um projeto de intervenção que surgiu a partir das demandas daquela realidade. Assim, durante 8 dias foram realizadas ações que tinham por objetivo a priori a construção de um museu.

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