
Caxangá: roda de conversa e leitura de poesias africanas
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-054
ISSN1983-0882
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEsse artigo e o resultado do projeto de Extensão Universitária. Ele possuía como objetivo a interiorização do conhecimento produzido pela universidade dialogando com as escolas públicas de Educação Básica sobre a História da África e dos afrodescentes. Contemplando a lei n.º 10639/2003, e também, a lei n.º 11.645/2008, buscamos um caminho através da Literatura, como ponto de partida introdução da temática nas escolas. Utilizamos como suporte teórico metodológico Warschauer (2004) e Blachot (2011). A metodologia utilizada foi a Roda de Conversa, pois trouxe leveza e atraiu os estudantes para participar. As poesias escolhidas eram de países africanos de Língua Portuguesa revelando a proximidade existente entre o Brasil e alguns países africanos. O tráfico atlântico de escravos, introduziu nas Américas, sobretudo no Brasil os indivíduos que, não eram despossuídos de cultura. Eles contribuíram para a formação da Língua Portuguesa, acrescentando suas palavras, que se encontram tão amalgamadas, que somente os especialistas conseguiram trazer à baila a sua origem. Como resultado do projeto despertamos nos estudantes a humanidade que há no Outro, do outro lado do Atlântico.
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