Inteligência artificial na educação: uma revisão sistemática e abrangente dos benefícios e desafios
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-057
ISSN1983-0882
AutoresFernando Luiz Cas de Oliveira Filho, José Flávio Da Paz, Ronaldo Theodorovski, Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento, Fabrício Leo Alves Schmidt, Solange Daufembach Esser Pauluk, R. F. de Oliveira, Cássia Rozária da Silva Souza, Eliédna Aparecida Rocha De Oliveira, Francisco da Silva Sebastião,
Tópico(s)Scientific Research and Technology
ResumoO estudo sobre a integração da inteligência artificial na educação é crucial para capacitar educadores, desenvolvedores e formuladores de políticas a compreender e abordar os desafios éticos, promovendo práticas inovadoras que maximizem os benefícios da tecnologia, ao mesmo tempo, em que garantem uma educação equitativa e responsável para as gerações futuras. Nesse contexto, o presente estudo realiza uma revisão sistemática e abrangente sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, destacando seu potencial revolucionário na prática pedagógica. Ao explorar benefícios como a personalização do aprendizado, feedback imediato, estímulo ao pensamento crítico e aprendizagem social, o estudo baseia-se em uma análise de artigos científicos e exemplos práticos. Contudo, são identificados desafios éticos, incluindo privacidade dos alunos, viés algorítmico e responsabilidade na tomada de decisões automatizadas. Propõem-se diretrizes para o uso responsável da IA na educação, enfatizando transparência, equidade e formação contínua de educadores. O artigo conclui destacando a importância da colaboração interdisciplinar e delineando perspectivas futuras para uma integração mais profunda da IA na educação, mantendo o equilíbrio entre inovação e ética.
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