Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Interprofissional em Saúde: um devir da Teoria do Agir Comunicativo

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n1-050

ISSN

1983-0882

Autores

Cynthia Girundi, Marco Antônio Bettine de Almeida, Lúcia Uchôa-Figueiredo,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Este artigo analisa a Educação Interprofissional à luz da Teoria do Agir Comunicativo (TAC), destacando o papel crucial da comunicação no entendimento mútuo entre sujeitos e como instrumento de cooperação para reavaliar ações, com potencial emancipador. Abordamos a formação e o cuidado em saúde, considerando a perspectiva interprofissional nos cursos de graduação. A revisão contextualizou conceitos da TAC, analisou a formação em saúde pós-reforma sanitária no Brasil, incluindo aspectos pedagógicos e a ótica do cuidado integral. Essa análise embasa a abordagem da formação para esse cuidado, enfocando a razão comunicativa, trabalho em equipe e educação interprofissional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX