
Educação Interprofissional em Saúde: um devir da Teoria do Agir Comunicativo
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-050
ISSN1983-0882
AutoresCynthia Girundi, Marco Antônio Bettine de Almeida, Lúcia Uchôa-Figueiredo,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste artigo analisa a Educação Interprofissional à luz da Teoria do Agir Comunicativo (TAC), destacando o papel crucial da comunicação no entendimento mútuo entre sujeitos e como instrumento de cooperação para reavaliar ações, com potencial emancipador. Abordamos a formação e o cuidado em saúde, considerando a perspectiva interprofissional nos cursos de graduação. A revisão contextualizou conceitos da TAC, analisou a formação em saúde pós-reforma sanitária no Brasil, incluindo aspectos pedagógicos e a ótica do cuidado integral. Essa análise embasa a abordagem da formação para esse cuidado, enfocando a razão comunicativa, trabalho em equipe e educação interprofissional.
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