Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2447-5246.2022.v27.37321

ISSN

2447-5246

Autores

Pedro Tadeu de Castro Ribeiro, Márcio Roberto de Lima,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho tem como tema a imbricação da Teoria Ator-Rede ao campo da Educação. Seu objetivo foi consolidar uma Revisão Sistemática (RS) de artigos cadastrados no Portal de Periódicos da Capes e no repositório da SciELO entre os anos de 2017 e 2021, os quais abordam o uso da Teoria Ator-Rede como via teórico-metodológica para análises em contextos educacionais. Metodologicamente, a RS seguiu o protocolo proposto por Akobeng (2005) e partiu de um universo de 52 artigos, que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a quatro produções. Esse indicador, além de expressar uma escassez de publicações assentadas sobre o tema, sugeriu uma insuficiência de experiências pedagógicas, que consideram a análise do agenciamento de objetos técnicos no contexto educacional. Em contrapartida, a RS ressaltou a pertinência da Teoria Ator-Rede como uma base conveniente à pesquisa em Educação, subsidiando a análise de práticas socioformativas e de políticas públicas.

Referência(s)