
(Re)Invenções do Corpo na Irredutível Liminaridade do Samba: a teoria Cuíca
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2237-2660131996vs01
ISSN2237-2660
Autores Tópico(s)Diversity and Impact of Dance
ResumoRESUMO Este artigo tem como objetivo pensar as especificidades das performatividades de gênero de corpos dissidentes que praticam performances de samba no Rio de Janeiro. Propõe-se uma reflexão sobre reinvenções sociais nas escolas de samba e sobre como a potencialidade de criação intrínseca ao samba, entendida em termos benjaminianos como sua aura, precisa ser retomada na contemporaneidade. A partir dos conceitos propostos por Walter Mignolo, de pensamento liminar e diferença colonial irredutível, de cruzo, intersecções de Simas e Rufino, discutem-se os entrecruzamentos entre os estudos queer e os contextos locais de raça e de classe. Por fim, elabora-se uma proposta para pensar os corpos dissidentes que sambam a partir do que se nomeia como a teoria Cuíca.
Referência(s)