
Uso de cordéis no ensino de química por meio de uma abordagem contextualizada com o cangaço nordestino
2021; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29327/269504.3.2-19
ISSN2596-1640
AutoresIgor Estefano dos Santos Silva, Lucas Teles da Silva Santos, Nirly Araújo dos Reis, João Paulo Mendonça Lima,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação de cordéis elaborados por estudantes da educação básica através da temática cangaço e a química. O cangaço nordestino foi utilizado para aproximar o aluno com situações próximas da sua realidade. Foi elaborada uma oficina temática intitulada “a química do cangaço”, que foi aplicada em diferentes escolas da educação básica no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana. Como resultado das aplicações, os alunos elaboraram cordéis que apresentam trechos com termos referentes a linguagem química (como: “água sem gás”, “fenolftaleína”, “reação química”), aspectos históricos/culturais que retrata a vida e história dos cangaceiros e versos que remetem expressões artísticas do cangaço (como: xilogravuras e versos ligados aos personagens como algo folclórico). Dessa análise, observou-se que os alunos utilizaram expressões da química para explicar fatos da vida dos cangaceiros, entretanto, ainda ficaram em um nível inicial na discussão.
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