Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experimentação investigativa – a utilização de materiais alternativos para explorar métodos de separação de misturas a partir de estudos de caso no ensino médio

2021; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.29327/269504.3.3-32

ISSN

2596-1640

Autores

Brenda Silva dos Santos, Taís Cristina de Lima, Ana Paula Sodré da Silva Estevão, Ana Paula Bernardo dos Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A implementação de atividades experimentais investigativas no ensino de química é vista como um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem, pois algumas temáticas, como métodos de separação de misturas são pouco exploradas devido à carência de laboratórios com materiais e equipamentos adequados no Ensino Médio público. Nessa concepção, buscou-se trabalhar separação de misturas tendo como método o estudo de caso e atividades experimentais utilizando materiais alternativos. Pode-se perceber que a atividade permite ao aluno a construção do próprio conhecimento, desenvolvendo lhe autonomia e identidade. Além da inclusão de atividades experimentais no espaço escolar, sem a necessidade de vidrarias ou equipamentos específicos.

Referência(s)
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