
Experimentação investigativa – a utilização de materiais alternativos para explorar métodos de separação de misturas a partir de estudos de caso no ensino médio
2021; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29327/269504.3.3-32
ISSN2596-1640
AutoresBrenda Silva dos Santos, Taís Cristina de Lima, Ana Paula Sodré da Silva Estevão, Ana Paula Bernardo dos Santos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA implementação de atividades experimentais investigativas no ensino de química é vista como um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem, pois algumas temáticas, como métodos de separação de misturas são pouco exploradas devido à carência de laboratórios com materiais e equipamentos adequados no Ensino Médio público. Nessa concepção, buscou-se trabalhar separação de misturas tendo como método o estudo de caso e atividades experimentais utilizando materiais alternativos. Pode-se perceber que a atividade permite ao aluno a construção do próprio conhecimento, desenvolvendo lhe autonomia e identidade. Além da inclusão de atividades experimentais no espaço escolar, sem a necessidade de vidrarias ou equipamentos específicos.
Referência(s)