
A Igreja Adventista do Sétimo Dia e a cultura do streaming
2023; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35168/1980-5276.utp.interin.2024.vol29.n1.pp83-99
ISSN1980-5276
Autores Tópico(s)Media, Religion, Digital Communication
ResumoA pesquisa busca refletir sobre as respostas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, enquanto organização religiosa sem fins lucrativos, frente à cultura da mídia e a cultura do streaming, com ênfase na análise da produção de ficção televisiva. Para a análise utilizamos a proposta metodológica de Philip Napoli (1998) que sistematiza quatro tipos de resposta estratégica de organizações midiáticas frente as disrupções tecnológicas: indiferença, resistência, diferenciação e diversificação. Como resultado da análise dos tensionamentos entre o adventismo e os meios de comunicação, encontramos a presença destas quatro posturas, sendo a mais recente a diversificação, dado o uso de serviços sob demanda e a inauguração de duas plataformas de streaming.
Referência(s)