As narrativas docentes sobre o projeto político-pedagógico numa escola do nordeste, Pará-Brasil
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.1-162
ISSN1988-7833
AutoresLuciene do Socorro Amorim-Silva, Francisco Pereira de Oliveira, Neidivaldo Santana Cruz, Izabel Odilene Medeiros Lima, Ellen Cristina Rocha Aranha Dos Santos, Joaquim Furtado Pinheiro, Josiel da Luz Silva, Nádila Nonnielly Fontel do Rosário de Quadros,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA presente pesquisa é o resultado de pesquisa de campo no ano numa escola público do município de Viseu, nordeste do Pará, costa da Amazônia brasileira. O principal objetivo foi compreender as narrativas e concepção dos docentes sobre as contribuições do Projeto Político-Pedagógico no processo educacional na Escola Municipal Dr. Álvaro Adolfo. A pergunta motivadora da pesquisa foi pensada sobre as narrativas docentes concernentes ao Projeto Político-Pedagógico da referida Escola – em que medida este Projeto contribui para com a prática educativa no olhar dos docentes? Como são pensadas as políticas de elaboração e efetivação do Projeto Político-Pedagógico? A metodologia foi definida partir da abordagem qualitativa, em que se utilizaram técnicas e instrumentos de pesquisa para alcançar o objeto pesquisado, onde foram aplicados questionários com perguntas semiestruturadas para nove docentes da referida escola. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da interpretação da fala dos sujeitos dos docentes entrevistados. O principal resultado revelou que o Projeto Político-Pedagógico da referida Escola não traz contribuições significativas na prática educativa dos docentes, assim como não houve e não há políticas de elaboração e de efetivação do Projeto na referida Escola, apesar de existir. Conclusivamente, ressalta-se que as práticas educativas são efetivadas mediante ao planejamento escolar, todavia, essas práticas não são visibilizadas a partir do Projeto Político-Pedagógica, o que, de certa forma, traz a reflexão sobre o processo de elaboração deste instrumento desvinculado dos processos cotidianos da Escola.
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