
Criatividade em matemática e o estágio supervisionado
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português
10.20396/zet.v31i00.8672191
ISSN2176-1744
AutoresMárcia Rodrigues Leal, Líviam Santana Fontes, Cleiton Rodrigues dos Santos, Cleyton Hércules Gontijo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA pesquisa objetiva analisar as percepções de docentes formadores em relação às práticas ocorridas no decorrer do Estágio Supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática, no que se refere ao desenvolvimento do processo criativo do estudante. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os sujeitos da investigação são professores de instituições de ensino superior públicas em Goiás e Distrito Federal e as informações foram analisadas mediante análise de conteúdo, constituindo-se o estudo de caso. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o termo criatividade é compreendido nas dimensões originalidade e flexibilidade de pensamento, sendo que a maioria dos docentes se identifica como um professor criativo e que reconhece o processo criativo no desenvolvimento de suas atividades. Segundo a pesquisa, o Estágio Supervisionado em Matemática é uma fase de fundamental importância no processo de formação docente e pode propiciar um ambiente de elevação do potencial criativo dos estudantes.
Referência(s)