
Contribuições formativas da disciplina de História da Matemática desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 30; Linguagem: Português
10.20396/zet.v30i00.8661340
ISSN2176-1744
AutoresMaria Marta da Silva, Bruno S. Silvestre,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo discute parte dos dados de uma pesquisa realizada com professores de Matemática em formação inicial. O objetivo do mesmo é analisar e discutir as contribuições formativas de uma disciplina de História da Matemática organizada e desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico da constituição dos conceitos matemáticos. A referida disciplina faz parte do 1º período da licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. O caminho metodológico da pesquisa foi um experimento didático formativo que perdurou um semestre letivo, contando com a colaboração de 32 participantes. A estrutura de análise é composta de unidade, episódios e flashes. Os resultados dão indícios da compreensão que a organização proposta permitiu aos professores em formação a assunção da existência da lógica interna dos conceitos matemáticos, estando a mesma em íntima conexão com a produção e desenvolvimento humano-histórico a partir da unidade lógico-histórica.
Referência(s)