Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Potencialidades da programação em python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português

10.20396/zet.v31i00.8672180

ISSN

2176-1744

Autores

Rosane Rossato Binotto, Marcus Vinícius Maltempi, Rogério Aparecido Batista da Silva,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar e analisar indícios de criatividade matemática em atividades de programação desenvolvidas em Python, ao longo de um curso de formação continuada que contou com a participação de estudantes de Licenciatura em Matemática, do Ensino Médio e de professores que atuam na Educação Básica. Os cursistas responderam a uma questão aberta e implementaram suas soluções em Python, cujos códigos são analisados neste artigo. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise, constatamos que a programação em Python para a solução de problemas abertos possui potencialidades para desenvolver o pensamento criativo em matemática facilitando a simulação, depuração, reflexão sobre o processo, motivação e engajamento, resultando em soluções criativas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX