
Potencialidades da programação em python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português
10.20396/zet.v31i00.8672180
ISSN2176-1744
AutoresRosane Rossato Binotto, Marcus Vinícius Maltempi, Rogério Aparecido Batista da Silva,
Tópico(s)Teaching and Learning Programming
ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar e analisar indícios de criatividade matemática em atividades de programação desenvolvidas em Python, ao longo de um curso de formação continuada que contou com a participação de estudantes de Licenciatura em Matemática, do Ensino Médio e de professores que atuam na Educação Básica. Os cursistas responderam a uma questão aberta e implementaram suas soluções em Python, cujos códigos são analisados neste artigo. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise, constatamos que a programação em Python para a solução de problemas abertos possui potencialidades para desenvolver o pensamento criativo em matemática facilitando a simulação, depuração, reflexão sobre o processo, motivação e engajamento, resultando em soluções criativas.
Referência(s)