
Formação em música na relação com o cotidiano: fragmentos dos últimos dez anos de pesquisas a partir de memorial
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/ouv-v19n1a2023-66074
ISSN1983-1005
Autores Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoEste relato é um recorte do memorial apresentado a minha instituição, como requisito parcial à promoção a professor titular. Nele destaco a segunda linha de pesquisa desenvolvida em meu grupo de pesquisa e seus desdobramentos nos últimos dez anos. Aponta a organização das publicações e orientações dentro dos subitens: Metodologia do ensino de Música no ensino superior (Disciplinas complementares de Graduação, Diálogos com os conhecimentos e experiências dos alunos, diários de aula e relatos autobiográficos); Diálogos extensionistas e olhando para o mundo da vida (Religiosidade Cristã e Instrumentistas- o caso dos acordeonistas). Ao final do texto reflito sobre a espiral do grupo de pesquisa junto a alguns apontamentos de Passeggi (2208) e Abrahão (2012). Considero estar dialogando com processos de socialização e trajetórias de formação. Memórias, narrativas, subjetividade e experiências em espaços educativos formais e informais relatados nas diferentes pesquisas. Espero contribuir para o debate sobre o papel da Educação Musical como atividade eminentemente humana nestes tempos pós-Pandemia. Assim como descrever algumas circunstâncias da música, e de seu ensino, no cotidiano.
Referência(s)