
popularização do conhecimento matemático por meio de eventos itinerantes realizados em espaço não formal de educação
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/ree-v22n22023-68134
ISSN1982-7687
AutoresMarcos Francisco Borges, Rita de Cássia Borges, Vitérico Jabur Maluf, Josimar de Sousa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a importância da realização de eventos itinerantes de popularização do conhecimento matemático. Nossa questão de investigação foi pensar se a realização de eventos itinerantes de popularização, em espaços não formais de educação, desperta nos sujeitos participantes o interesse pela matemática. O contexto de nossa investigação foi a experiência vivenciada por professores e acadêmicos do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (CEICIM) que participaram do projeto “Com Matemática se faz independência”. O objetivo do projeto foi popularizar o conhecimento matemático, promovendo a inclusão científico-tecnológica e social dos participantes por meio de atividades interativas. Os eventos do projeto foram realizados em espaços não formais de ensino, como praças públicas, por meio do oferecimento de módulos que envolviam experimentos interativos e uma exposição de matemáticos famosos. Utilizamos a metodologia qualitativa, e como fonte de coleta de dados, os vídeos e a observação. Constatamos que a apresentação da Matemática sob diferentes perspectivas, com o uso de atividades lúdicas e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades, tornou possível, com a realização de eventos em espaços não formais de educação e eventos itinerantes, despertar nos sujeitos participantes o interesse pela matemática.
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