Clube de matemática e a formação continuada de professores que ensinam matemática
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n1-029
ISSN1696-8352
AutoresMaria Marta da Silva, Lukas Adriel Francisco Alves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto tem por objetivo investigar os indícios de contribuição do Clube de Matemática para o entendimento da atividade pedagógica como unidade entre os processos de ensino e a aprendizagem. Nesse viés, foi organizado um experimento formativo com 30 (trinta) professoras que ensinam Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental I vinculadas à rede municipal de ensino de Quirinópolis, Goiás, Brasil, experimento esse compreendido como percurso metodológico para realização da pesquisa. Desse modo, os dados foram coletados por meio de gravações audiovisuais e questionários elaborados previamente pelos pesquisadores. A análise de dados, nesse sentido, subsidia-se na estrutura da abordagem histórico-cultural e, portanto, possui: unidade, episódio, cenas e flashes. Os resultados indicam que as professoras compreenderam que a atividade pedagógica traz, em sua essência, uma carga de intencionalidade, que unifica e aparelha a relação teoria-prática e une o ensino e a aprendizagem de forma que tais processos vão além das percepções teóricas e da consciência dos atos habituais dos docentes em sala de aula.
Referência(s)