Artigo Acesso aberto

Clube de matemática e a formação continuada de professores que ensinam matemática

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n1-029

ISSN

1696-8352

Autores

Maria Marta da Silva, Lukas Adriel Francisco Alves,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto tem por objetivo investigar os indícios de contribuição do Clube de Matemática para o entendimento da atividade pedagógica como unidade entre os processos de ensino e a aprendizagem. Nesse viés, foi organizado um experimento formativo com 30 (trinta) professoras que ensinam Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental I vinculadas à rede municipal de ensino de Quirinópolis, Goiás, Brasil, experimento esse compreendido como percurso metodológico para realização da pesquisa. Desse modo, os dados foram coletados por meio de gravações audiovisuais e questionários elaborados previamente pelos pesquisadores. A análise de dados, nesse sentido, subsidia-se na estrutura da abordagem histórico-cultural e, portanto, possui: unidade, episódio, cenas e flashes. Os resultados indicam que as professoras compreenderam que a atividade pedagógica traz, em sua essência, uma carga de intencionalidade, que unifica e aparelha a relação teoria-prática e une o ensino e a aprendizagem de forma que tais processos vão além das percepções teóricas e da consciência dos atos habituais dos docentes em sala de aula.

Referência(s)