Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendizagem por projetos no ensino de engenharia aeroespacial e aeronáutica

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n1-042

ISSN

1696-8352

Autores

Sueli Sampaio Damin Custódio, Christopher Shneider Cerqueira,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso de aplicação das metodologias ativas de Ensino Baseado em Projetos e seus desafios no cenário de pandemia nos cursos de Graduação em Engenharia Aeronáutica (AER) e Aeroespacial (AESP). Os estudantes, organizados em subgrupos aprenderam a lidar com diferentes assuntos, tais como Cubesats, Green Aviation, Airship, All Eletric e CityAirbus e tiveram a oportunidade de ter experiências de práticas profissionais, desenvolvimento autônomo para a solução de problemas, e aprimoramento da habilidade de trabalho em grupo. Com a pandemia de COVID-19 em 2020, restrições de interação social demandaram uma mudança nas atividades programadas, com a transição das apresentações e dos cursos presenciais para o ambiente virtual (e-learning). Como resultado, o uso de metodologias ativas aponta para uma melhor integração de disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica.

Referência(s)