
COVID-19 e combate à desinformação: a experiência do Consórcio de Veículos de Imprensa no Brasil
2024; Issue: 57 Linguagem: Português
10.7764/cdi.57.62783
ISSN0717-8697
AutoresVitória Peraça Ferreira, Rogério Christofoletti,
Tópico(s)Misinformation and Its Impacts
ResumoA pandemia de COVID-19 ameaçou a sobrevivência de populações inteiras, sobretudo habitantes de países periféricos, com políticas públicas precárias e sistemas de saúde insuficientes. Na América Latina, os riscos de contágio, adoecimento e morte se agravaram com o aumento do negacionismo e da desinformação. No Brasil, além do enfrentamento da epidemia num território continental, um desafio adicional foi contornar as ações de um governo indisposto a enfrentar o problema. Além da hesitação na adoção de medidas sanitárias e do atraso na compra de vacinas, o Ministério da Saúde de Jair Bolsonaro agiu contra a transparência pública e dificultou o conhecimento de dados sobre a pandemia. Em junho de 2020, seis influentes meios de comunicação se uniram para formar o Consórcio de Veículos de Imprensa, iniciativa colaborativa para contabilizar e noticiar dados da evolução da doença e da vacinação. Neste artigo, por meio de entrevistas com profissionais participantes, reconstituímos o surgimento deste empreendimento que, durante quase mil dias, foi uma resposta do jornalismo brasileiro para combater a desinformação durante a pandemia.
Referência(s)