Artigo Acesso aberto

Validação de um aplicativo móvel educativo e identificador de complicações durante o uso do fixador externo

2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv10n1-095

ISSN

2525-8761

Autores

Ariadne Cabral dos Anjos De Alencar, Anderson Bentes de Lima, Marcus Aurélio Preti, Amanda Araújo Dos Santos, Saulo Mateus Rocha Cosmo, Keise Bastos Cardoso,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Introdução: no Brasil as hospitalizações por causas externas com consequência traumato-ortopédica são frequentes e uma das principais condutas terapêuticas nessa conjuntura é a utilização dos dispositivos fixadores externos. E o uso de aplicativos móveis por pacientes tem sido utilizado em prol da prevenção e promoção da saúde. Objetivo: descrever o processo de validação de um aplicativo educativo e identificador de complicações durante o uso de fixador externo. Método: trata-se de um estudo metodológico, originado do produto de mestrado profissional, centrado no processo de validação do conteúdo e adequabilidade do aplicativo intitulado Meu Fixador Externo. A avaliação foi realizada por juízes, de Agosto a Novembro, de 2023, num Hospital Público Estadual do estado do Pará. Foram no total 10 juízes avaliadores que participaram. Após a manuseabilidade do aplicativo, aplicou-se uma escala de usabilidade, a System Usability Scale (SUS). Resultados: Foram divididos em 02 grupos as perguntas da escala SUS, um com alternativas positivas sobre o aplicativo, que pontuou 99,2% e outro com alternativas negativas que pontuou 25,2%. A pontuação final da escala foi de 87%, que considera o aplicativo validado. Conclusão: o aplicativo Meu Fixador Externo foi construído com embasamento técnico-científico na literatura, tem recursos áudio-visuais para melhorar e facilitar a experiência do usuário que utilizará o mesmo, teve sua usabilidade aprovada através da escala SUS.

Referência(s)
Altmetric
PlumX