Validação de um aplicativo móvel educativo e identificador de complicações durante o uso do fixador externo
2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv10n1-095
ISSN2525-8761
AutoresAriadne Cabral dos Anjos De Alencar, Anderson Bentes de Lima, Marcus Aurélio Preti, Amanda Araújo Dos Santos, Saulo Mateus Rocha Cosmo, Keise Bastos Cardoso,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoIntrodução: no Brasil as hospitalizações por causas externas com consequência traumato-ortopédica são frequentes e uma das principais condutas terapêuticas nessa conjuntura é a utilização dos dispositivos fixadores externos. E o uso de aplicativos móveis por pacientes tem sido utilizado em prol da prevenção e promoção da saúde. Objetivo: descrever o processo de validação de um aplicativo educativo e identificador de complicações durante o uso de fixador externo. Método: trata-se de um estudo metodológico, originado do produto de mestrado profissional, centrado no processo de validação do conteúdo e adequabilidade do aplicativo intitulado Meu Fixador Externo. A avaliação foi realizada por juízes, de Agosto a Novembro, de 2023, num Hospital Público Estadual do estado do Pará. Foram no total 10 juízes avaliadores que participaram. Após a manuseabilidade do aplicativo, aplicou-se uma escala de usabilidade, a System Usability Scale (SUS). Resultados: Foram divididos em 02 grupos as perguntas da escala SUS, um com alternativas positivas sobre o aplicativo, que pontuou 99,2% e outro com alternativas negativas que pontuou 25,2%. A pontuação final da escala foi de 87%, que considera o aplicativo validado. Conclusão: o aplicativo Meu Fixador Externo foi construído com embasamento técnico-científico na literatura, tem recursos áudio-visuais para melhorar e facilitar a experiência do usuário que utilizará o mesmo, teve sua usabilidade aprovada através da escala SUS.
Referência(s)