Artigo Acesso aberto

Metáfora da Bipirâmide Triangular (MBT): uma sequência didática desenvolvida a partir dos cinco níveis de representações da química

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n1-070

ISSN

1989-4155

Autores

Maria Caroline Santos Velozo, Júlia Maria Soares Ferraz, José Lucas da Costa Campos, Niely Silva de Souza, Carlos Alberto da Silva Júnior, Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A Educação Inclusiva (EI) busca atender de forma efetiva a realidade escolar, porém, ainda representa um desafio constante para os educadores. Essa situação torna-se ainda mais complexa ao considerar a inclusão de alunos surdos no ensino de Ciências, principalmente na área de Química. Nesse contexto, o presente estudo investigou a aplicação da Metáfora da Bipirâmide Triangular (MBT) como uma abordagem emancipatória visando tornar a comunidade científica e escolar mais acessíveis. A MBT oferece uma estrutura que permite representar a Química em cinco níveis distintos: simbólico, microscópico, macroscópico, aspecto humano e inclusão. Cada nível aborda a Química de uma perspectiva única e integrada, promovendo uma compreensão mais abrangente da disciplina. O estudo teve como objetivo analisar a aplicação dos cinco níveis da MBT em uma sequência didática desenvolvida para uma turma inclusiva. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa participante, demonstrando que a utilização da MBT na prática pedagógica é relevante e sistêmica. Os resultados destacaram a importância de abordar a Química de maneira inclusiva, considerando as necessidades específicas dos alunos surdos e criando um ambiente de aprendizado mais enriquecedor e diversificado para todos os estudantes. A pesquisa almeja contribuir para promover a conscientização sobre a EI e a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências, buscando uma educação mais acessível e significativa para todos.

Referência(s)