AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS REGULARES: O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ÀS FAMÍLIAS
2024; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n1-099
ISSN2764-7757
AutoresJéssica Marinho Medeiros, Adna Caetano e Silva Moreira, Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Edivan Jorge Costa, Ferdinando Sampaio Rios, Luciane Pereira De Castilho, Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
ResumoEste estudo aborda a implementação e eficácia das salas de recursos multifuncionais nas escolas regulares, focando no atendimento às crianças e às suas famílias. O objetivo central é compreender a estrutura e funcionamento dessas salas, avaliar as metodologias de atendimento adotadas e identificar práticas efetivas e desafios enfrentados. A pesquisa segue uma metodologia de revisão sistemática de literatura, baseada na análise de estudos nacionais e internacionais, para garantir uma visão atualizada do tema. Os resultados indicam que as salas de recursos multifuncionais são fundamentais na educação inclusiva, oferecendo suporte especializado e adaptado às necessidades individuais dos alunos. Estudos de caso de diferentes países revelam a eficácia desses ambientes no suporte ao desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos. As lições aprendidas ressaltam a importância da flexibilidade curricular, da formação continuada de professores e da colaboração efetiva entre escola e família. Entretanto, desafios significativos persistem, especialmente no contexto brasileiro, onde questões como infraestrutura inadequada e formação insuficiente de professores são barreiras comuns. As tendências atuais e futuras na área apontam para uma maior integração de tecnologias assistivas e digitais, que podem ampliar o alcance e a eficácia das salas de recursos multifuncionais. Conclui-se que as salas de recursos multifuncionais são essenciais para a promoção da inclusão educacional. Superar os desafios existentes e aproveitar as oportunidades emergentes são passos fundamentais para assegurar uma educação verdadeiramente inclusiva e eficaz.
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