Artigo Acesso aberto Produção Nacional

História da Matemática: o que aborda a coleção “Matemática Essencial” para os anos finais do Ensino Fundamental

2024; Volume: 5; Issue: 7 Linguagem: Português

10.21166/ctp.v5i7.4881

ISSN

2763-5635

Autores

Giselle Goetz, Maiara Elis Lunkes,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos em uma atividade realizada durante a disciplina de História da Matemática, no curso de Licenciatura em Matemática, cuja finalidade consiste em especificar as menções da História da Matemática (HM) em livros didáticos da disciplina nos anos finais do Ensino Fundamental. Como fonte de análise foi selecionada a coleção “Matemática Essencial”, composta por quatro exemplares destinados a cada ano do ensino fundamental, níveis anos finais. Consideramos as menções à perspectiva histórica no decorrer do desenvolvimento dos capítulos com os conteúdos trabalhados em sala de aula, investigamos as citações e o surgimento ou desenvolvimento de conceitos históricos matemáticos entre os enredos de aplicação do conteúdo, assim como as orientações a professores contidas no livro didático. Após elencar os dados, estes foram registrados em uma planilha utilizando o Google Planilhas, otimizando as citações em página, conteúdo e análise das citações, posteriormente, foi comparado a outras coleções com o objetivo de identificar o número de citações e as demais prerrogativas. No total foram encontradas 36 menções na coleção analisada. Dentre elas, há afirmações condizentes com outros autores, bem como outras que apresentam divergências. Destacamos com este trabalho, a importância de abordar a HM uma vez que ressalta a interação e simplifica a compreensão dos conceitos históricos desta disciplina vista por muitos como difícil e desafiadora.

Referência(s)