
Gamificação na promoção de saúde bucal em crianças: um relato de experiência
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22481/rsc.v19i4.12980
ISSN1809-0761
AutoresBruno Rafael Soares da Silva, Kelvin de Oliveira Soares, L. E. Silva, L.A. Andrade, Mateus Henrique Rodrigues de Sousa Alves, Cláudia Batista Mélo,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da criação de um software educativo que proporciona o entretenimento às crianças, mediante uma interface interativa que expõe curiosidades e informações acerca do desenvolvimento de uma boa higiene bucal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes e docentes do curso de Odontologia, por meio da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação em Odontologia. De acordo com estudos catalogados, a adoção de comportamentos saudáveis estimuladas por jogos impulsiona um maior índice de aprendizagem entre as crianças. Nesse contexto, foi escolhida, para elaboração do game, a plataforma Genially, que contempla a dinâmica de perguntas e respostas, por meio de uma interface virtual, combinando diferentes linguagens acessíveis ao público infantil. Conclui-se que, a partir das análises, essa metodologia representa um potencial mecanismo de ensino pouco evidente, que precisa ser ampliado nas áreas que compreendem a promoção da saúde bucal.
Referência(s)