Qualidade de vida do professor: desafios e mudanças frente à pandemia da Covid-19
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n1-082
ISSN1983-0882
AutoresEliane Lima Borges De Medeiros, Marinês Aires,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoIntrodução: Durante a Pandemia da Covid-19, os professores tiveram suas vidas e rotinas alteradas, bem como suas realidades, em sala de aula, passaram a transitar entre atividades assíncronas, à distância e algumas atividades síncronas. A Qualidade de Vida (QV) foi um dos fatores afetados por esse vírus, principalmente quando associada com professores, pois eles tiveram que se adaptar a novos métodos de ensino, além do medo, insegurança, mortes de familiares, amigos e distanciamento social. Objetivo: compreender a percepção dos professores sobre a QV, as mudanças e os desafios vivenciados durante a pandemia da Covid-19 em escolas estaduais de Rondonópolis, Mato Grosso (MT). Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, realizada em cinco escolas estaduais no município de Rondonópolis/MT. Os participantes do estudo foram 15 professores do Ensino Fundamental 2, das áreas de Linguagem, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados ocorreu a partir da Análise Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, parecer nº 69491823200005352. Resultados: os resultados mostraram que para os professores a Qualidade de Vida esteve relacionada com o trabalho, saúde, família e lazer, situação financeira, além de ter boas relações interpessoais no ambiente de trabalho. Os desafios e enfrentamentos dos professores no cotidiano escolar durante a pandemia da Covid-19 foram: alteração de rotina de trabalho, dificuldades com o uso das tecnologias; problemas estruturais; o isolamento; a solidão; a frustração; a insegurança; e, ainda, os desafios relacionados à própria saúde psicológica, emocional e física. Conclusão: Os resultados da pesquisa refletiram as adversidades que marcaram o cotidiano dos professores que se depararam com sobrecarga de trabalho, estresse, medo, alterações de rotina, as preocupações constantes com a saúde, ansiedade e a dificuldade com tecnologias que contribuíram para uma alteração substancial na QV dos professores.
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