Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Aplicação do octógono da inovação em uma instituição pública de ensino

2024; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v15i1.3363

ISSN

2178-9010

Autores

Alice de Sousa Ferreira, Danielle Cavalcanti De Abreu, C. Chaves, Maria Eduarda Vasconcelos De Oliveira, Natália Silva do Nascimento Araújo, Anne Caroline Furtunato Queiroga Maciel, Silvio Cesar Rodrigues Diniz, Alessandra Carla Ceolin,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

As inovações são apontadas como sendo resultados de ações intencionais. Logo, construir e monitorar ambientes que as favoreçam mostra-se necessário para a estruturação de uma cultura inovativa eficaz, garantindo, dessa forma, a potencialização da inovação na organização. No presente estudo, foi aplicada a ferramenta do Octógono da inovação em uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Recife-PE, visando analisar o potencial inovativo da instituição. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, com o uso da técnica de estudo de caso, utilizando um questionário para a obtenção dos dados utilizados no estudo. Por meio da análise das práticas realizadas pela instituição e dos resultados adquiridos através do questionário, foi possível concluir que a ferramenta do Octógono da inovação possibilita ao gestor uma visão mais ampla de quais dimensões precisam ser reforçadas para haver uma maior eficácia na implementação da inovação. Através da aplicação da ferramenta foi possível observar que a instituição possui um maior déficit na dimensão funding, sendo essa uma das que mais necessita de melhorias. Já as dimensões de Estratégia, Liderança, Processo e Cultura apresentaram bons níveis, o que indica que a instituição possui uma boa gestão dos recursos que detém.

Referência(s)