Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O impacto dos acidentes motociclísticos na Rede de urgência e emergência da região metropolitana da Grande Vitória – Espírito Santo

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/rcssv13n1-014

ISSN

2254-7630

Autores

Lucas Destefani Natali, Larissa Radavelli Da Costa, Matheus Pereira Domingues, Julianna Vaillant Louzada Oliveira, Caio Duarte Neto, Lúcia Helena Sagrillo Pimassoni, Leonardo França Vieira, Simone Karla Apolônio Duarte,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

Introdução: Acidentes de trânsito causam aproximadamente 1,35 milhão de óbitos por ano no mundo, sendo pedestres, ciclistas e motociclistas mais suscetíveis, configurando-se num relevante problema de saúde pública. Objetivo: Avaliar as vítimas de acidente motociclístico assistidas na Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo. Método: Estudo observacional de coorte prospectivo sobre 80 vítimas de acidente motociclístico assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 e Hospital Estadual de Urgência e Emergência, entre 01 de janeiro a 31 de abril de 2021. Dados sobre perfil social, demográfico e clínico foram analisados por estatística descritiva e inferencial, com desfecho internação hospitalar. Resultados: Maioria sexo masculino (85,0%), entre 25 e 34 anos (41,3%), idade média 33,3 anos, assistidas no período vespertino (37,5%), às sextas-feiras (25,0%), decorrentes de colisão (66,3%), com gravidade Manchester amarela (80,0%). Ocorreram 17 internações hospitalares (21,3%), média de 4,1 dias, sendo 1,3% de internação em leito de Unidade de Tratamento Intensivo. Fatores de risco à internação hospitalar: vítimas de politrauma (p 0,043), trauma maior (p 0,023), realização de tomografia computadorizada (p 0,011), exames laboratoriais (p 0,001), hemotransfusão (p 0,006), tratamento cirúrgico (p 0,001). A taxa de mortalidade hospitalar foi de 5,9%. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de aprimorar as políticas públicas de saúde visando a prevenção dos acidentes de trânsito motociclísticos e a integração dos Serviços da Rede de Urgência e Emergência.

Referência(s)