O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE E-LEARNING DE APRENDIZAGEM
2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.46550/ilustracao.v5i1.274
ISSN2675-908X
AutoresGabriela dos Santos de Almeida, Elionides José da Costa, Ellen Gonçalves Lira, Maria Aparecida Martim Pereira, Moésia da Cunha Batista,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO presente artigo aborda o papel do professor no ambiente de aprendizagem e sua interação com a tecnologia e os estudantes. Exploramos o contexto do e-learning e como o papel do professor evoluiu com as tecnologias educacionais. Analisamos a dinâmica entre professor, tecnologia e estudantes diante das tendências educacionais atuais. No e-learning, o professor atua como facilitador da aprendizagem, orientador e mentor. Ele utiliza recursos educacionais digitais, comunicação assíncrona e síncrona, e personalização do ensino para criar experiências de aprendizagem significativas. As tendências educacionais enfatizam a aprendizagem ativa, personalização e flexibilidade, e avaliação formativa. Concluímos que, embora a tecnologia tenha transformado o ambiente educacional, o papel do professor continua sendo crucial para promover uma aprendizagem de qualidade. O professor deve aproveitar as tecnologias educacionais de forma eficaz, adaptar-se às tendências educacionais e promover interações colaborativas com os estudantes. A interação entre professor, tecnologia e estudantes é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem enriquecedor e significativo.
Referência(s)