
Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.46551/emd.v7n13a24
ISSN2526-6136
AutoresGabriela Ferreira Gonçalves Navarro, Jhone Caldeira Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA Educação Financeira compreende a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que empoderam os indivíduos a tomarem decisões informadas no que diz respeito à gestão de recursos financeiros. Nesse contexto, o presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio com o objetivo de investigar a importância da Educação Financeira na vida dos alunos a partir da prática docente dos conteúdos da Matemática Financeira. O método incluiu aulas expositivas e atividades interativas, abordando tópicos como diferenciação entre necessidades e desejos, criação de orçamentos e compreensão de juros simples e compostos. Os resultados indicaram que os discentes além de absorverem teoria, também aplicaram o conhecimento na prática, demonstrando maior conscientização financeira e capacidade de tomar decisões informadas.
Referência(s)