
RECORTES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n1-104
ISSN1981-223X
AutoresAlvares Raimundo dos Santos Nascimento, Alessandro Fonseca de Souza, Miguel Chaquiam,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho apresenta a história da matemática como recurso didático, onde se entrelaçam história e conteúdos matemáticos. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas para responder a questão-problema: Que recortes da história da matemática podem ser efetuados para compor uma história sobre os logaritmos, estruturada segundo o modelo proposto por Chaquiam (2023) e atividades que envolvam conteúdos matemáticos e história para sala de aula? Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral elaborar um texto sobre a história dos logaritmos a partir de recortes da história da matemática e atividades que relacionam essa história e os conteúdos sobre logaritmos, tomando por base o diagrama-metodológico de Chaquiam (2023), com vista de sua utilização em sala de aula. Neste estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, assentada na história da matemática, onde emergiu uma revisão de diversas literaturas relacionadas à temática elencada e, para tanto, foram realizadas buscas em periódicos, anais, revistas, monografias, teses, dissertações e livros que retratam a constituição e evolução dos logaritmos, bem como, sua utilização em sala de aula. A pesquisa foi direcionada pelo citado diagrama metodológico, adaptado para o caso dos logaritmos. Dentro dessa temática apresentamos sugestão de atividades que entrelaçam história e conteúdos matemáticos para uso em sala de aula. Observa-se a partir deste estudo que a história da matemática pode ser um recurso didático importante e atrativo em sala de aula e que sua utilização pode contribuir à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, bem como desmistificar a matemática e seu estudo.
Referência(s)