
Apontamentos sobre o fim da Terra: elementos de ficção científica e horror na obra literária Metrô 2033 e no jogo eletrônico homônimo
2023; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.191773
ISSN2316-9826
AutoresJucélia de Oliveira Martins, Alexander Meireles da Silva,
Tópico(s)Nostalgia and Consumer Behavior
Resumo“Metrô 2033” (2010) é um romance publicado pelo escritor russo Dmitry Glukhovsky. Devido ao seu sucesso comercial e de crítica a obra foi posteriormente adaptada para um jogo eletrônico de mesmo nome. Tanto no romance como no game a narrativa apresenta uma sociedade ramificada através dos túneis do metrô de Moscou após um holocausto nuclear. O presente estudo visa realizar uma análise comparativa entre o livro e o jogo de videogame, destacando o modo como os elementos da ficção científica e do horror foram adaptados das páginas para a tela. Ademais, pretende-se explorar como as narrativas, objetos deste estudo, abordam a questão da identidade e da alteridade no que concerne à relação entre humanos e as figuras monstruosas que habitam a Moscou pós-apocalíptica idealizada por Glukhovsky. Como suporte teórico, toma-se as proposições de pesquisadores e críticos como Roberts (2018), Ginway (2015), Caroll (1999), Kristeva (1994), Hall (2008), dentre outros.
Referência(s)