Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Influência da Linguagem Oral no Processo de Aquisição da Língua Escrita

2023; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55028/revens.v4i8.19348

ISSN

2525-7056

Autores

Karina Souza Alves Montanha,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os desvios de convenção ortográfica estão relacionados ao fato de a escrita ter várias letras para representar um único som, segundo a sua posição dentro da palavra, e os desvios de interferência da oralidade na escrita estão relacionados ao fato de a criança transferir a oralidade na hora de elaborar a sua escrita. Dessa forma, o objetivo é analisar alguns desvios ortográficos, geralmente, cometidos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo, são elucidados, por meio de fragmentos de um texto, alguns desvios ortográficos cometidos durante o processo de alfabetização. Esses desvios podem ser de dois tipos: desvios de convenção ortográfica ou desvios por interferência da oralidade na escrita, como demonstra a análise do texto. Como metodologia foi utilizada a Revisão de Literatura, tendo como principal referencial teórico Bortoni-Ricardo (2006), para discussões a respeito da consciência fonológica no processo de alfabetização. Como resultados do estudo, nota-se que os desvios de interferência da oralidade na escrita devem ser a primeira preocupação do professor que deve criar estratégias para sanar os problemas, buscando desenvolver no aluno a sua consciência fonológica, ao passo que os desvios de convenção ortográfica podem ser resolvidos um pouco mais tarde e, para solucioná-los, o aluno pode utilizar o dicionário.

Referência(s)
Altmetric
PlumX