Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música de reprodução ou resistência para formação humana?

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português

10.5216/revufg.v23.76333

ISSN

1677-9037

Autores

Cristiano Aparecido da Costa, Apolo de Souza Sá, Gabriela Gomes Miranda, Rubianny Maria Sales Rocha,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

O presente trabalho compreende que a discussão teórica frankfurtiana vai além da análise do produto cultural em si, tornando necessário observar a relação entre a sociedade e a cultura. Trata-se de uma pesquisa conceitual, de caráter qualitativo, cujo referencial teórico pauta-se nas discussões conduzidas por Adorno sobre esclarecimento, formação humana e música. Além disso, foram usadas também obras pertinentes à temática para o desenvolvimento. Objetivou-se comentar sobre duas músicas, uma de reprodução – que perpetua as lógicas da indústria cultural – e outra de resistência – que foge da estandardização ao se importar com a arte enquanto linguagem sui generis. O estudo observou em Pipoco (2022) elementos de estandardização e, na Verklärte Nacht (1899), a valorização da música como linguagem, possibilitando o exercício da práxis no ouvir. Palavras-chave: (De)formação humana. Indústria cultural. Música.

Referência(s)
Altmetric
PlumX